Quitéria Kelly

Quiteria Kelly_foto_arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

MINIBIO

Formada em Artes Cênicas pela UFRN, é atriz e fundadora do Grupo Carmin. Além de sua prolífica carreira nos palcos, em que se destacam os espetáculos “Pobres de Marré”, “Por que Paris?” e “Jacy”, a atriz participou na TV da série “Onde Nascem os Fortes” (Rede Globo/2018). No teatro, foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante pelo espetáculo “Barra Shopping”, no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, em 2005. Também recebeu o Troféu Cultura Potiguar pela atuação nos espetáculos “Pobres de Marré” e “Jacy”. Sua estreia na direção teatral foi com o espetáculo “A Invenção do Nordeste”, peça brasileira que angariou diversos prêmios em território nacional.

Sobre os processos criativos

→ Linguagens artísticas

Teatro e caixa cênica.

Atriz, produtora e diretora.

→ Conexões transdisciplinares

A artista transita entre a arte e as ciências humanas.

Teatro documental.

→ Processos de criação
Investigação e experimentação do teatro épico. Auto-ficção e documental. Arte e tecnologia.

→ Saberes estéticos e culturais
Imaginário territorial Nordeste. Aspectos culturais e políticos.

→ Porque esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Quitéria é uma artista e encenadora fora do eixo Rio-São Paulo. Nos últimos anos foi premiada com seus trabalhos, mas ainda está afirmada em uma localidade, por isso sua presença nesta lista é relevante, pois com a capilaridade do projeto, essa artista pode chegar a mais pessoas.

Rolar para o topo