Cristina Castro

Cristina Castro_Foto_ Marcio Meirelles
Foto: Marcio Meirelles

Coreógrafa, dançarina, gestora cultural, curadora artística e professora, graduou-se em dança pela UFBA. Idealizadora e gestora do Núcleo Viladança e VIVADANÇA Festival Internacional. Como dançarina, integrou o elenco do Grupo Viravolta e do Balé Teatro Castro Alves. Como coreógrafa, recebeu diversos prêmios, entre eles o do Ministério da Cultura (Troféu Mambembe/1998) e o da Unesco (Prize for the Promotion of the Arts/2004). É membro do International Dance Council/UNESCO, e integrante do colegiado de gestão do Teatro Vila Velha. Atua como uma das principais difusoras de produções em dança no estado da Bahia.

Dança Contemporânea, Dança Moderna, Performance e Audiovisual.

→ Formas e conteúdo
Partituras coreográficas, simetria e composições assimétricas.

Cultura popular brasileira, Cultura baiana, Fenômenos do cotidiano, Cultura urbana, Relações sociais, Ancestralidade e Universo lúdico.

→ Materialidade
Ferramentas: Instrumentos musicais.

Natureza da matéria: Material orgânico tradicional.

Poéticas da imaterialidade: criações multimídias e poética instrumental.

Poéticas da materialidade: Miscigenação. Procedimentos: Experimentação.

Audiovisual, Artes visuais, Performance, Música eletrônica, Artes Cênicas, Instalação e Fotografia.

→ Mediação cultural
Produções audiovisuais, Performance e Artes Cênicas.

Arte contemporânea, Sabedoria Popular e Contexto urbano. Cultura baiana e Romances.

Processos criativos baseado em literatura e experimentações coreográficas, Criação colaborativa e Composição baseada em residência artística.

→ Por que esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Cristina Castro é dançarina, coreógrafa, professora e produtora cultural com relevante atuação na difusão da dança no estado da Bahia. A artista promove inúmeros intercâmbios no âmbito do VIVADANÇA Festival Internacional, além de premiada atuação coreográfica dentro e fora do país.