Biarritzz

biarritzzz_foto_ arquivo-pessoal
Foto: arquivo pessoal

MINIBIO

Artista transmídia que atua entre linguagens, traduções e códigos. Põe em jogo a questão da tecnicidade versus amadorismo, e ciência versus magia na criação de realidades. Em seu trabalho remixa cultura pop, videoarte, política de memes, estéticas de videogame e poesia com as novas mídias. Investiga as infinitas linguagens dessa intersecção, e suas criptografias a partir dos corpos não hegemônicos, como ferramenta de poder. Uma das primeiras artistas brasileiras expoentes em GIF arte, já expôs nacional e internacionalmente. Atualmente integra o corpo de artistas dos projetos Unfinished Camp e Amplify D.A.I.

Sobre os processos criativos

→ Linguagens artísticas / Forma e conteúdo / Materialidade
Artista transmídia, trabalha com as imagens em movimento e digitais. Em seu trabalho remixa cultura pop, videoarte, videomapping, política de memes, estéticas de videogame e poesia com as novas mídias para discutir o universo da internet, o mundo das imagens e os corpos e mentes não hegemônicos. Tem sido apontada como uma das primeiras artistas brasileiras expoentes em GIF arte.

→ Conexões transdisciplinares
Seu trabalho está ligado principalmente à visualidade, explorando novas mídias e linguagens da internet que transbordam e mesclam as artes visuais, a performance e o audiovisual. Sua formação em Sociologia também contribui para a constituição de seu trabalho.

→ Processos de criação
Seu processo de criação se dá dentro e para a internet. A artista relata parcerias com outros artistas que são compostas através de chats de facebook, por exemplo. biarritzzz afirma que a internet é seu habitat natural e investiga esses novos meios de produção de autoimagem para a construção de seu trabalho.

→ Saberes estéticos e culturais
A artista pensa o virtual e suas interseccionalidades com o mágico, o invisível e suas feitiçarias na disputa pela construção de narrativas. Hoje sua pesquisa busca fugir de um fatídico carimbo “afrofuturista” para pensar suas outras ancestralidades ameríndias, e discutir realidades que sempre dizem mais sobre o presente e o passado, do que sobre um obsoleto e programado futuro.

→ Porque esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
A artista teve participações recentes em programas de artes visuais de instituições como Pivô, Instituto Moreira Salles e Goethe Institut, mas sua produção se dá sobretudo no meio digital da internet. biarritzzz reconhece esta ferramenta de poder – que hoje é grande responsável por eleger os representantes políticos – e se apropria dela, subvertendo suas linguagens e criptografias para a construção de novas narrativas. A indicação desta artista se deu justamente pelo uso consciente e inaugural das novas mídias – a artista é apontada como uma das primeiras artistas brasileiras a explorarem a linguagem de desktop e GIF art, como live visuals/videomapping – e sua pertinência no contexto político social atual.

Referências

Rolar para o topo