Xadalu Tupã Jekupé

Xadalu_foto_ still de video
Foto: still de video

Xadalu Tupã Jekupé se denomina um artista mestiço que usa elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar o tensionamento entre a cultura indígena e ocidental nas cidades. Nascido no Rio Grande do Sul, Xadalu tem origem ligada aos indígenas que historicamente habitavam as margens do Rio Ibirapuitã. Hoje se define como um instrumento de Nhanderu Tupã, uma vez que sua obra está a serviço de comunidades guarani mbya e contra o apagamento da cultura indígena na região.

→ Linguagens artísticas / Forma e conteúdo / Materialidade
Artes visuais, Intervenção urbana. Xadalu realiza seus trabalhos através de serigrafias, pinturas, fotografias e objetos para abordar o tensionamento entre a cultura indígena e ocidental nas cidades. O artista reúne referências da arte tradicional indígena com elementos de arte urbana.

O trabalho de Xadalu se concentra nas Artes Visuais. Interage também com a Educação, através de oficinas de serigrafia com povos indígenas e em escolas e comunidades periféricas.

→ Processo de criação
Sua obra é resultado das vivências nas aldeias Guarani Mbya e das conversas com sábios em volta da fogueira, de onde tira os elementos que comporão seus trabalhos.

O artista utiliza seu trabalho criativo como ferramenta contra o apagamento da cultura indígena no Rio Grande do Sul. Ele traz para os espaços urbanos histórias, sabedorias e signos das comunidades Guarani Mbya, reafirmando seu território identitário.

→ Por que este artista foi escolhido para estar na categoria “novos artistas”?
Artista autodidata que traz de forma muito singular a questão da visibilização das culturas e presenças indígenas, sobretudo no Rio Grande do Sul e nas áreas urbanas. Sua história de apagamento de raízes étnicas e sua experiência na periferia de Porto Alegre, enquanto descendente de negros e indígenas, representa a realidade de milhares de pessoas no Brasil e, com o seu processo de resgate da sua ancestralidade, torna-se uma importante voz contra este sistema de violências. O artista vem construindo uma trajetória artística potente, com crescentes convites e participações em eventos culturais dentro e fora do Brasil.