Dança – Jacson do Espírito Santo

Caminhos da consultoria de Dança

Por: Jacson do Espírito Santo

A seleção lançou luz para 11 cidades brasileiras, nos fazendo perceber a potência artística na diversidade que nos constrói enquanto país. A escolha dos nomes partiu da necessidade de observar perfis de diferentes estéticas em dança, com ampla atuação no cenário local, nacional e internacional. Esse recorte observa o impacto da produção desses artistas e das respectivas obras não somente para a dança, mas, em especial para o fortalecimento da área enquanto produção de conhecimento, proteção de patrimônios e problematização de questões políticas da contemporaneidade.

Compõe esse levantamento um conjunto de artistas que no campo da dança transitam por inúmeras funções, dentre elas: interpretação, coreografia, direção artística, pesquisa, gestão cultural, produção cultural e docência. Esse perfil é comum a boa parte das pessoas listadas, esse caráter multiartista, transversal e adaptável, tanto expõe a fragilidade de estruturação do campo ao não oferecer condições necessárias para o exercício de uma função específica, quanto enaltece a potência, talento e capacidade produtiva desses sujeitos.

Foi observado a eminente necessidade de processos de registro e memória de artistas da dança, uma vez que muitas das obras não estão disponíveis em plataformas digitais ou redes sociais, dificultando o acesso do público. Foram acessados acervos pessoais dos artistas (disponibilizados em websites e redes sociais), bem como plataformas especializadas no campo da arte/cultura, entrevistas, revistas digitais, artigos jornalísticos, artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, plataforma lattes e enciclopédias virtuais.

A trajetória pessoal e artística desses sujeitos configuram como uma relevante contribuição na formulação de conteúdos que possam subsidiar processos de ensino-aprendizagem, através de práticas pedagógicas com foco na mediação cultural.

Jacson-do-Espirito-Santo_foto-Rafael-Alexandre
Foto: Rafael Alexandre

MINIBIO

Artista, Educador, Gestor e Produtor Cultural. Doutorando e Mestre em Dança pela UFBA, Especialista em Gestão Cultural (UFBA-FUNDAJ-MINC), Licenciado em Dança e Bacharel Interdisciplinar em Artes com área de concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas (UFBA). Assumiu em 2016, a Coordenação de Dança da FUNCEB, e em 2017, a Direção do Centro de Formação em Artes, unidade responsável pela Escola de Dança da Funceb. Participa de pesquisas no campo da Dança, Educação, Redes Colaborativas, Políticas Culturais/Educacionais, Artes e Tecnologias Contemporâneas.

Artistas selecionados pela consultoria em dança

Alejandro Ahmed

Amélia Conrado

Carmen Luz

Henrique Rodoavalho

Inaicyra Falcão

Ivani Santana

José Carlos Arandiba (cobrinha)

Lia Rodrigues

Luiz Abreu

Marcelo Evelin

Rolar para o topo