Bruno de Jesus

Bruno de Jesus_foto_-Fabricio-Rocha
Foto: Fabricio Rocha

Dançarino, pesquisador, professor universitário, coreógrafo e diretor artístico da ExperimentandoNUS Cia. de Dança. Formou-se na Escola de Dança da FUNCEB e pela Escola de Dança da UFBA. Iniciou sua trajetória artística em projetos sociais, fazendo oficinas de teatro e dança. Co-fundador da ExperimentandoNUS Companhia de Dança, também assina a coreografia do espetáculo Mistura Brasileira, da Cia Rodas no Salão, com atletas dançarinos cadeirantes. Hoje, coordena o “Óyó Núcleo de Artes”, em Salvador-Bahia.

Dança Afro-brasileira, Danças Populares, Dança Contemporânea, Dança Moderna, Performance Negra, Instalações e Documentário.

Quando o assunto é “obra de dança”, o artista tem como elemento constante gestualidades que transitam entre signos vinculados às expressões de matrizes africanas e da corporalidade nordestina. Nas produções são percebidas uma forte influência das expressões da cultura popular e cultura negra.

→ Forma e conteúdo
Cultura popular e urbana,

Contexto diaspórico e seus atravessamentos na contemporaneidade, figuras masculinas da dança na Bahia, relações ancestrais do homem contemporâneo, modo de vida do povo nordestino, corpo negro nas artes, corpo com deficiência, memória das artes, performatividade e colaboração em dança.

→ Materialidade
Ferramentas: digitalização de imagens/sons, e instrumentos musicais.

Natureza da matéria: barro, cerâmica, argila, materiais tradicionais, material orgânico tradicional, objetos do cotidiano, componentes sólidos e líquidos.

Poéticas da imaterialidade: criações multimídias e poética instrumental.

Poéticas da materialidade: elementos da natureza, miscigenação e pesquisa de materiais.

Procedimentos: experimentação, processos técnicos e artísticos.

Formação, História, Arquitetura, Arte-Educação, Arte e Ciências Humanas, Performance, Candomblé, Direitos Civis, Estudos culturais (gênero, raça e território), Artivismo, Dança, Teatro, Artes visuais, Performance, Audiovisual, Literatura, Moda, Cenografia e Gastronomia.

→ Mediação cultural
Processos de colaboração em dança, invertendo a lógica criador X intérprete, processos criativos em artes cênicas, produções literárias, produções audiovisuais, como foco em memória das artes e produções musicais.

Pesquisa em arte e cultura, cosmogonia africana, saberes ancestrais da cultura africana, religiões de matrizes africanas e saberes da cultura popular brasileira.

→ Patrimônio Cultural brasileiro
Elaborando bens simbólicos sobre a cultura brasileira, nordestina e baiana, produzindo conhecimento artístico e acadêmico, estimulando a preservação da memória de produtores baianos, difundindo a memória artística baiana e problematizando as identidades culturais.

→ Por que este artista foi escolhido para estar na categoria “novos artistas”?
Bruno de Jesus é um artista negro que desponta na cena soteropolitana refletindo os atravessamentos do corpo nordestino e negro na contemporaneidade, através das suas produções artísticas e acadêmicas. Suas produções foram contempladas em diversas fontes de fomento, além de compor o programa de importantes festivais de artes cênicas, tanto na Bahia, quanto no Brasil.