Ana Reis

Ana Reis_foto_arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

MINIBIO

Habitante do cerrado, trabalha a performance e as poéticas do corpo, transitando por diversas linguagens artísticas e explorando os limiares entre a dança contemporânea e as artes visuais. Professora do curso de Licenciatura em Dança da UFG, atua na área de processos de criação e composição coreográfica. Coordena o Laboratório de Poéticas Corporais e Tecnologias e é uma das idealizadoras e produtoras do projeto ROÇAdeira – encontros performáticos em lugares improváveis. Recebeu o Prêmio Minas pela Bienal de Arte do Triângulo.

Sobre os processos criativos

→ Linguagens artísticas
Arte da performance.

Linguagens convergentes: audiovisual, fotografia e objeto.

→ Formação educadores
Percursos educativos: elaboração de projetos para o encontro entre artistas.

Ensino de arte: educadora em ensino formal/não formal.

Professor-propositor: produção teórica.

→ Mediação cultural
Agente: artista-educadora e pesquisadora.

Componentes da ação cultural: ação educativa em espaços educacionais.

Curadoria educativa: ativação cultural de obras e artistas.

Espaços sociais do saber: rua, universidade, Instituições de cultura e arte.

Formação de público: apreciação, experiência estética, fruição e debates.

Ato de expor: montagem de festivais, seminários, residências e mostras.

→ Patrimônio cultural
Preservação e memória: arquivo.

→ Materialidade
Ferramentas: corporal e objeto contextual.

Suporte: corporal e objeto contextual.

Procedimentos: ação performática e acúmulo.

→ Conexões transdisciplinares
Arte e Ciências da Natureza: tempos da natureza.

Arte e Ciências Humanas: coletivos de artistas e gênero.

Arte, Ciência e Tecnologia: redes sociais e aplicativos.

→ Processo de criação
Ação criadora: apropriação de objetos contextuais, poética pessoal, experimentação, ação performática e vulnerabilidade.

Ambiência de trabalho: rua, universidade, espaços expositivos, ar livre, festivais, museus, galerias, residências e redes sociais.

Potências criadoras: coleta sensorial, corpo, corpo perceptivo (produtor – artista).

Artista híbrida: pesquisadora.

→ Saberes estéticos e culturais
Criadores e produtores de arte e cultura: propositora de encontros.

Estética e Filosofia da Arte: corpo e gênero.

História da Arte: arte da performance.

Práticas culturais: promoção de encontros sobre performance.

Sociologia das Arte: corpo e gênero.

→ Forma e conteúdo
Elementos na arte da performance: corpo/subjetividade, contexto e ação ao vivo.

→ Por que esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Ana Reis foi escolhida por transitar entre a arte e a educação (professora da Universidade Federal de Goiás) e, sobretudo, por fomentar a pesquisa em performance e seus desdobramentos enquanto imagem, dissidência de gênero e subjetividade. Ela também integra o mapa em rede para circulação de artistas da performance, pois integra a organização do encontro “ROÇADEIRA: encontros performáticos em lugares Improváveis” na região centro-oeste.

Referências

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