Gleide Firmino

Gleide Firmino_foto_Catarina Accioly
Foto: Catarina Accioly

Graduada em Artes Cênicas pela UnB. Integra o elenco do grupo Teatro do Concreto desde 2005. Foi ganhadora do Troféu Câmara Legislativa de Melhor Atriz nas 51° e 45º edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelos filmes “Presos Que menstruam” e “A Caroneira”, respectivamente. Em 2014 a convite de Adirley Queiroz, passa a integrar o elenco do premiado longa-metragem “Branco sai, Preto fica”. No teatro foi indicada ao Prêmio de melhor Atriz no Festival Nacional de Teatro de Macapá – 2009 por sua atuação no espetáculo “Diário do Maldito”.

Teatro, performance, audiovisual e teatro contemporâneo.

Teatro e cinema.

Prática teatral contemporânea. Descolonização, invenções artísticas, o teatro pós-dramático e performativo. Utiliza também o convívio social.

Território e estética do cinema.

→ Porque esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Gleide é uma artista da nova geração, que não é desse sudeste expandido. Junto de sua presença nessa categoria, ela traz seu território, a região centro-oeste, onde constrói e produz a maioria dos seus trabalhos.