Naná Sodré

Nana Sodre_foto_Thais Lima
Foto: Thais Lima

MINIBIO

Diretora, atriz, light designer e sócia fundadora do grupo de Teatro O Poste Soluções Luminosas, grupo de produção artística que desde 2009 foca suas pesquisas teatrais no resgate antropológico das matrizes africanas, aliado ao teatro físico norteando as ações dos seus componentes. Ganhou também os seguintes prêmios: APACEPE de Teatro e Dança (2013) como Melhor Atriz Coadjuvante “Anjo Negro”, APACEPE de Teatro e Dança (2011) como Melhor Atriz “Cordel do Amor Sem Fim”, APACEPE de Teatro e Dança (2005) como Melhor Direção “Um Livro de Fábulas”.

Sobre os processos criativos

→ Linguagens artísticas
Linguagem teatral, corpo e voz, teatro de grupo, teatro negro, produção cultural, direção, iluminação teatral e teatro expressionista.

→ Conexões transdisciplinares
Arte-educação. Professora de artes.

→ Processos de criação
Pesquisa de personagem, atriz-criadora, pesquisa sobre afrocentrismo, cultura afro-brasileira, cena contemporânea, relação com o público e rituais.

→ Saberes estéticos e culturais
Saberes ancestrais da cultura africana. Religiões de matrizes africanas: candomblé e umbanda. Estética teatral.

→ Porque esta artista foi escolhida para estar na categoria “novos artistas”?
Naná Sodré é uma artista que traz representatividade, além de ser uma grande pesquisadora e fomentadora de questões atuais. Tem em sua trajetória uma ligação com a ancestralidade, trazendo à tona toda a história de um povo.

Referências

Rolar para o topo